Disciplinas

De acordo com o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde:

Art. 22º – A duração do PPGCS será de até 24 (vinte e quatro) meses para o Curso de Mestrado Profissional. Durante esse período, o estudante regular deverá cumprir pelo menos 18 (dezoito) créditos, sendo 08 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias e 10 (dez) créditos em disciplinas optativas, além de defender diante da banca examinadora o seu trabalho final.

§ 1º – O estudante de Mestrado Profissional deverá integralizar seus créditos até o final do 3º período letivo de sua admissão no PPGCS, com rendimento acumulado igual ou superior a 75,0.

§ 2º – O curso de Mestrado Profissional será oferecido em período integral, contemplando disciplinas no período diurno/noturno.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

EFG 899 – Pesquisa 0(0-0) I e II (sem créditos – 04 semestres do curso)

EFG 802 – Metodologia Científica em Saúde (04 créditos – semestre ímpar).

Ciência e conhecimento: aspectos históricos e conceituais. O Método Científico e sua aplicação para a construção do conhecimento em saúde. Modalidades e métodos de Pesquisa Científica. O Projeto de Pesquisa e as etapas necessárias para a sua elaboração. Descritores em ciências da saúde. Normalização científica. Aspectos éticos em Pesquisa na Saúde. A atividade científica na Pós-graduação stricto sensu.

MED 810 – Bioética e Ética em Pesquisa (02 créditos – semestre ímpar).

Conceitos fundamentais de ética e bioética. Principais Correntes da Bioética. Bioética clínica Ética em pesquisa. Submissão de projeto ao CEP. Discussão de situações de conflito ético.

MED 897 – Seminários em Ciências da Saúde I (2 créditos – semestre par)

Disciplina cursada pelos estudantes do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde que consiste em apresentar o projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o curso, cujo tema deverá ser escolhido de comum acordo com o orientador do estudante e o coordenador da disciplina.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

EFG 803 – Comunicação, Educação e Saúde (2 créditos – semestre par)

Teorias da educação: relação estado, sociedade e educação Comunicação, Educação, Saúde e políticas públicas. Competências profissionais para a comunicação e educação em saúde. Abordagens para mudanças de comportamento e autocuidado. Ferramentas para o planejamento, implementação e avaliação de práticas educativas em saúde.

EFG 805 – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (2 créditos – semestre par)

Introdução às Práticas integrativas e Complementares em Saúde. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde mais difundidas atualmente. Práticas Integrativas e Complementares em saúde nos três níveis de atenção à saúde. Evidências científicas sobre a plausibilidade biológica e a eficácia das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para o manejo de condições de saúde. Interface entre PICS, ensino, pesquisa, extensão e assistência em saúde

EFG 807 – Prática Baseada em Evidências (2 créditos – semestre ímpar)

O movimento da prática baseada em evidências em saúde e sua aplicabilidade na prática clínica. Classificação dos níveis de evidências e os diferentes tipos de estudos. A busca de evidências. Avaliação crítica das evidências.

EFG 808 – Elaboração e Análise de Banco de Dados em Saúde (4 créditos – semestre ímpar)

Elaboração de banco de dados em software aplicado à epidemiologia e Ciências da Saúde. Integração de bancos de dados. Captação e análise de dados demográficos e epidemiológicos oriundos de fontes públicas (DATASUS) para utilização em Ciências da Saúde. Análise epidemiológica utilizando programa aplicado à epidemiologia (Epi-Info™).

EFG 810 – Metodologias ativas do ensino-aprendizagem e o ensino de Ciências da Saúde (02 créditos, semestre par)

Currículo e metodologias ativas. Metodologias ativas colaborativas. Metodologias ativas colaborativas. Práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metologias ativas. Metodologia ativa no ambiente virtual de aprendizagem. Ensino híbrido e metodologias ativas. O uso de novas tecnologias.

EFG 811 – Redação científica de artigos (02 créditos – semestre ímpar)

O texto científico e seu processo de construção. Componentes do texto científico: resumo, introdução, métodos, resultados, conclusões e referência bibliográfica. Processo de submissão e comunicação com editores e revisores. Resumo para eventos científicos.

EFG 812 – Qualidade, avaliação e segurança do paciente nos serviços de Saúde (02 créditos – semestre par)

Política nacional de segurança do paciente. Metas internacionais de segurança do paciente. Sistema de notificação de eventos adversos. Qualidade e avaliação dos serviços de saúde. Gerenciamento dos riscos.

EFG 892 – Tópicos Especiais em Ciências da Saúde III (3 créditos – semestre par ou ímpar)

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFV.

MED 626 – Práticas de Pesquisa Quantitativa (2 créditos – semestre ímpar)

Métodos de pesquisa quantitativa. A formulação do problema de pesquisa quantitativa. A construção de hipóteses. A amostragem na pesquisa quantitativa. Técnicas de coleta de dados. Análise e interpretação de dados experimentais. Estruturação do projeto de pesquisa quantitativa. Estruturação do artigo científico de pesquisa quantitativa.

MED 811- Fisiopatologia e desenvolvimento de novos fármacos (02 créditos – semestre ímpar)

Desenvolvimentos de novos fármacos. Fármacos e terapêutica aplicadas aos antimicrobianos. Fisiopatologia e terapêutica das desordens oncológicas. Fisiopatologia e fármacos utilizados na terapêutica das desordens metabólicas (diabetes). Fisiopatologia das doenças cardiovasculares parte I. Fisiopatologia das doenças cardiovasculares parte II. Fisiopatologia das doenças renais. Fisiopatologia e fármacos utilizados na terapêutica das desordens respiratórias.

MED 876 – Estágio em Ensino I (1 crédito – semestre par e ímpar)

Esta disciplina visa fornecer a estudantes do Mestrado Profissional experiência de ensino em preceptoria de alunos de graduação, pelo planejamento, preparação e condução de aulas práticas de disciplinas em nível de graduação, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação.

MED 877 – Estágio em Ensino II (2 créditos – semestre par e ímpar)

Esta disciplina visa fornecer a estudantes do Mestrado Profissional experiência de ensino em preceptoria de alunos de graduação, pelo planejamento, preparação e condução de aulas práticas de disciplinas em nível de graduação, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação.

MED 891 – Tópicos Especiais em Ciências da Saúde (2 créditos – semestre par e ímpar)

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, condensada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFV.

***O Programa se reserva o direito de fazer alterações, a qualquer momento, no período de oferecimento das disciplinas.


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Pós-Graduação em Ciências da Saúde


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